maio 11, 2010

A Arte Imita a Arte

Depois de tanta espera, no último domingo finally vi Alice! Em homenagem merecida, fiz uma listinha de filmes inspirados em obras literárias:

1  Orgulho e Preconceito: para mim, Jane Austen sempre estará em primeiro lugar em qualquer lista! O livro é daqueles para ler, reler, guardar, reler, e reler... e o filme, para ver, rever, chorar, rever...

2  O Leitor: Segunda Guerra, nazismo, justiça, natureza humana, dever moral... O livro é um pouco mais rico em detalhes do que o filme, mas isso não faz com que o filme seja menos brilhante!

Alice no País das Maravilhas: o original é um conto escrito em 1865 por Charles L. Dodgson sob pseudônimo Lewis Carroll . Há dezenas de adaptações para o cinema, mas a última de Tim Burton superou minhas expectativas. E a nova Alice é uma coisa fofaaa!!!



O Curioso Caso de Benjamin Button: baseado no conto de F. Scott Fitzgerald escrito em 1921. Com Brad Pitt e Cate Blanchett no elenco não precisa dizer nada, precisa? 

5 Desejo e Reparação: baseado em Atonement do escritor Ian McEwan, uma das fotografias e figurinos mais lindos da história do cinema!

6 Um Olhar no Paraíso: é uma adaptação para o cinema do livro The Lovely Bones (Uma Vida Interrompida, no Brasil) de Alice Sebold. O filme dirigido por Peter Jackson, ganha pontos pela delicadeza e sensibilidade.


E você, qual o seu filme inspirado em livro favorito????

3 comentários:

  1. #1 - Clube da Luta (Chuck Palahniuk vs. David Fincher)
    #2 - Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago vs. Fernando Meirelles)
    #3 - O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas vs. Kevin Reynolds)
    #4 - O Romance de Tristão e Isolda (Joseph Bédier vs. Kevin Reynolds)
    #5 - Romeu e Julieta (William Shakespeare vs. Baz Luhrmann)

    ResponderExcluir
  2. Baz Luhrmann reinterpretando Shakespeare foi muito bem lembrado.

    ResponderExcluir
  3. Baz Luhrmann reinterpretando Shakespeare foi muito bem lembrado.

    ResponderExcluir