maio 05, 2010

Images

Mais uma da minha última viagem.
Fui com um amigo ao Museu de l'Elysée em Lausanne, que eu ainda não conhecia, porque ele queria ver a coleção de fotos da Polaroid. Apesar de ter curtido a coleção da Polaroid, o que me impressionou mesmo foi outra mostra, a da fotógrafa Sally Mann: The Family. The Land.

Googuei a artista e li que devido a algumas fotos de nudez a que expôs seus filhos, Mann é considerada controversa entre os mais conservadores, mas um olhar atento a suas fotografias mostra uma nudez simples e inocente, não sexualizada e que não denigre a imagem deles.

O mais bacana é que a fotógrafa usa uma câmera com cerca de 100 anos (!!) e de manuseio super difícil, conseguindo uma qualidade e tom únicos, muitas vezes até imperfeito, com falhas nas bordas etc. o que torna o resultado ainda mais único e lindo!!

Sally Turner Munger nasceu em 1 de maio de 1951 em Lexington, Virginia, US.







Fotos: Reprodução

3 comentários:

  1. Achei brilhante. É muito delicado transformar crianças em "adultos" como ela conseguiu. Se você olhar as fotos por um tempo, não dá mais pra discernir se são um ou outro.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, 'Anônimo'. A própria Mann considera estas fotografias "naturais através dos olhos de uma mãe, uma vez que ela já viu seus filhos em todos os estados possíveis: felizes, tristes, brincalhões, doentes, sangrando, nervosos e até mesmo nus.”

    ResponderExcluir